quinta-feira, 22 de maio de 2014

Agregando valores- A evolução dos transportes

     
        Nas últimas décadas, houve um grande aumento na quantidade de veículos no mundo. Em 1950, havia cerca de 70 milhões de veículos. Até o ano de 1994, foi constatada que, a quantidade de veículos passou para 630 milhões, nove vezes a quantidade estimada em 1950. Desde 1970 a quantidade de veículos tem aumentando em 16 milhões ao ano. Nesse ritmo, estima-se que até o ano de 2025 haverá mais de um bilhão de veículos.
      A infra-estrutura das vias urbanas não pode acompanhar o ritmo de aumento de veículos, o resultado é o aumento do tráfego de veículos nas vias, dificultando o seu fluxo e afetando diretamente os transportes públicos. Segundo alguns autores o maior causador de atrasos dos transportes públicos é o congestionamento, seguido de acidentes automotivos, roubos, alagamentos e outros tipos de incidentes. Devido a esses atrasos e à falta de informações relacionadas a eles, muitas pessoas deixam de utilizar o transporte público como meio de locomoção, procurando outros meios, sendo o mais provável o transporte particular. Aumenta-se, então, o número de veículos circulando em vias urbanas, dificultando o fluxo, principalmente nos centros das grandes cidades e em horários com maiores fluxos, a chamada “Hora do Rush”.

Transito X Inteligencia Coletiva e Cognição Social
   A inteligência coletiva juntamente com os novos meios de circulação midiática vêm inovando e transformando esses problemas em desafios, utilizando-se o que se chama de ITS (Intelligent Transportation Systems – em  português, Sistemas de Transporte Inteligente), criando novos aplicativos que informem ao público em geral a situação do trânsito urbano e dos transportes públicos vigentes. Um exemplo dessa cognição aplicada ao cotidiano do cidadão é o caso do Waze e do ‘One Bus Away’, esse último informa aos seus usuários os horários de  chegada, em tempo real, de cada veículo do transporte público em seus respectivos pontos em Washington, nos Estados Unidos, informando-os se há atraso ou não, além de fornecer os horários estimados de chegada de cada veículo. Há também informações estáticas como tabelas de horários de determinadas linhas.

Referencias:

VERA, Luís Alberto Noriega ; WAISMAN, J. . Estudo do Comportamento dos Usuários de Automóveis sob a Ótica de Diferentes Enfoques: In: XIII Congresso Panamericano de Engenharia de Tráfego e Transportes, 2004, Albany, New York. XIII Congresso Panamericano de Engenharia de Tráfego e Transportes. Albany, New York, 2004

VERA, Luís Alberto Noriega ; WAISMAN, J. . Relevant aspects of automobile users behaviour: a study under the sustainable consumption process concept in the transport sector. In: 4th. International Conference on Urban Regeneration and Sustainability, 2006, Tallin. 4th. International Conference on Urban Regeneration and Sustainability. Tallin, 2006. p. 579-588.


VESPUCCI, K. M. ; WAISMAN, J. . Clube de Transportes: A Sociedade se Organiza. In: XIII Congresso de Ensino e Pesquisa em Transportes, 2000, Gramado, 2000.

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