quinta-feira, 22 de maio de 2014

A questão da poluição ambiental


      Muito questionada nos dias de hoje, o problema da poluição ambiental é muitas vezes atribuído a grande quantidade de veículos rodando diariamente em todo o planeta. Associado a isso, é praticamente um consenso que a poluição emitida por veículos automotores é a grande responsável por gerar problemas respiratórios e circulatórios que podem levar até mesmo a morte. Esse pensamento, que pode ser considerado uma espécie de inteligência social, uma vez que é aceito por toda a sociedade como sendo verdadeiro, pode não ser tão real quanto parece.

O questionamento

     Em 2012 os autores Mateus Habberman e Nelson Gouveia publicaram uma pesquisa onde relacionam a mortalidade de homens adultos por doenças do aparelho circulatório com a poluição gerada devido ao tráfego veicular.
 Essa pesquisa, cujo artigo pode ser encontrado no seguinte link: http://www.scielo.br/pdf/rsp/v46n1/3358.pdf, trouxe resultados impressionantes e contrários ao pensamento dominante na sociedade.
    Na realidade, a pesquisa demonstrou que a relação entre a mortalidade por doenças no aparelho circulatório estaria pouquíssimo relacionada com a densidade de volume de tráfego, ou seja, esse tipo de mortalidade estaria pouco relacionada com a poluição ambiental, ao contrário do que a sociedade enfatiza.
    A partir desse resultado gostaria de questioná-los, será mesmo que todas as informações que se espalham rapidamente e facilmente com um pequeno número de intermediários entre todos, assim como previa Stanley Milgran, são realmente verdadeiras? Ou tratam-se apenas de afirmações que por serem aceitas pela maioria acabam se tornando parte integrante da sociadade?

Referencias:
Marcilio l, Gouveia N. Quantifying the impact of air
pollution on the urban population of Brazil.Cad Saude
Pulica.2007;23(Suppl4):S529-36

MILGRAM, S. The small word problem. Psychology. Today 2, 60-67

WATTS, Duncan J. Small Worlds: the dynamics of networks between order and randonmness. Princeton, New Jersey: Princeton University Press, 1999.



Nenhum comentário:

Postar um comentário