domingo, 4 de maio de 2014

O destino das multas



Após pesquisar o quanto que as multas (não) agradam os motoristas. Ao ver números em diversas cidades e estados, fica claro que o povo não aprova.

          Fazendo uma média entre os dados colhidos nessa pesquisa, apenas pequena parte da população está satisfeita com o atual sistema de cobrança de multas. Enquanto que o restante, encontra-se insatisfeito, alegando que a cobrança está cima do normal, que levam multa sem necessidade e que no fim, essa cobrança só serve para que os órgãos e os estados responsáveis ganhem mais e mais dinheiro.

E não é para tanto que pensem assim.

Para onde vai esse dinheiro coletado com as multas?
                De acordo com uma reportagem da Folha de São Paulo [1], dos mais de R$ 600 milhões  arrecadados com multas de trânsito no estado de São Paulo, apenas 0,05% são de fato, direcionados ao que se refere a trânsito, em sinalização e ações preventivas e educativas.
                Já a outra parte, os 99,95%, bem, acho que você já deve imaginar. Gastos com reformas do prédio do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito), gastos administrativos e por aí vai, simplesmente investindo no desnecessário.

                Abaixo, dois gráficos que ilustram a separação do arrecadado com multas e o investimento do dinheiro destinado ao trânsito. Se você achar algo estranho na coluna de investimentos do primeiro gráfico não se preocupe que é isso mesmo, um valor tão pequeno que quase não pode ser notado em um simples gráfico.



            
            Tudo bem que esses dados são de um estado apenas, mas conhecendo bem como as coisas funcionam, você pode claramente aplicar esse cenário a muitos, senão todos, estados do país.
                Então se apenas isso é destinado ao que interessa, por que colocam tantos radares, inclusive em locais de precária sinalização, e cobram tantas multas assim? E por que não ajuda a resolver os ainda elevados números de acidentes ou imprudências?
               
   Esse texto foi feito apenas para mostrar a vocês que pode ocorrer que mesmo você não cometendo infrações, está sujeitíssimo a levar uma multa, afinal, eles precisam de dinheiro pra renovar a pintura da sala deles.

Fontes:
[1] http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/58762-multas-fora-da-lei.shtml
http://detran.sp.gov.br/
http://www.cetsp.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário